Diretoria de Leitura e Informação &Departamento de Coordenação de Ações RegionalizadasSetembro/2008Diretoria de Leitura e Informação-3277-9833Nome: Ponto de Leitura Síntese: Encontro no Coreto do Parque Municipal para leitura de livros, revistas e jornais. Dias: 07,14,21 e 28 de setembroAtividades: * 07/09- 11h“ Hora do Conto” - Contadores do Projeto Contado Histórias da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte – Maria Tereza, Juliana Anselmo e Marilu. *14/09 às 11h “ Violino no Coreto” ensaio de violino com Nicoly R. Magalhães- *28/09- 11h“ Hora do Conto” - Contadores do Projeto Contado Histórias da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte - Público/vagas: crianças, jovens e adultos Responsáveis: FMC / Diretoria de Leitura e Informação.Local: Parque Municipal Américo Renné GianettiEntradaGratuita
Diretoria de Leitura e Informação-3277-9833BeagalêEstudo TemáticoNome:Projeto Boneco Especial- “ Uma ação para cidadania”Síntese: É um projeto de pesquisa de educação não-formal que, de acordo com a Lei nº 7.853/89, de 1989, atende alunos com necessidades especiais. Coordenado pelo grupo Família Silva Teatro de Bonecos, utiliza o boneco como o elemento central para estimular reflexos psicomotores, conceitos pedagógicos e a formação cultural de crianças e jovens. Dia: 15 de setembro Horário:das 14 às 16h30Coordenado por Roberto Ferreira Silva - Família Silva Público:bibliotecários, agentes culturais, professores e interessados.Local: Secretaria Adjunta de Cidadania – Rua Espírito Santo , 505 18ºandar - ( Auditório) - inscrições pelo telefone – 3277-9833-Diretoria de Leitura e Informação – Fundação Municipal de Cultura-Entrada Gratuita
Departamento de Coordenação de Ações RegionalizadasBibliotecas RegionaisBiblioteca Regional Bairro das Indústrias 3277-9176Nome: Sétima Arte Síntese: Exibição do filme “Mar Adentro” direção de Alejandro Amenábar Gênero: Drama Dia: 18 de setembro Horário: 15h Duração: 125min.Público: jovem e adulto Síntese: Exibição do filme“CLICK” - direção de Franck Coraci Gênero:comédiaDia: 30 de setembro Horário: 15h Duração: 125min.Público: crianças , jovens e adulto Responsável: Rodolfo Ramirez (bibliotecário)Nome: Carretel de HistóriasSíntese: Leitura da história “ Um passarinho me contou” de José Paulo Paes - Editora ÁticaDia: 08 de setembro Horário: 14hPúblico: crianças a partir de 05 anosResponsável: Juliana Xavier de Castro ( técnica cultural)Nome: Livro fora da estanteSíntese: Um livro escolhido estará disponível para leituras e roda de conversa: “ Tutaméia” de Guimarães Rosa da Editora Nova Fronteira ( adulto) “ Um passarinho me contou” de José Paulo Paes - Editora Àtica ( infantil)Dias: 01/09 à 30/09 das 9h às 17h. Responsável: Felipe Alves (técnico cultural)Nome: Pelos caminhos da bibliotecaVisitas orientadas para escolas, creches e projetos sociais. Agendamento pelo telefone 3277-9176.Dias: (quintas-feiras) das 14h30 às 15h30 vagas: crianças, jovens e adultos (uma turma por escola).Estação Ferrugem - Nome:“ 40 Anos de carreira ” de Beth CarvalhoSíntese:Um momento de lazer, uma integração de outras possibilidades de leitura do mundo : cinema, música e literatura.Dia: 04/ de setembro Horário: das 13h às 14h30Nome: “ Brasileirinho” de Maria BethâniaDia: 24 de setembro Horário: das 13h às 14h30Público: crianças , jovens e adultosResponsável: Rodolfo Ramirez ( bibliotecário)
Entrada GratuitaBiblioteca Regional Bairro das Indústrias _ Rua Presidente Costa e Silva, 453- Bairro das Indústrias - 3277- 9176
Biblioteca Regional Bairro Renascença 3277-6052Nome: Sétima Arte Síntese: Exibição do filme “Alvin e os esquilos”.Dia: 17 de setembro Horário: das 14h30 às 16h Duração: 92minPúblico: crianças, jovens e adultos Responsável: Alysson Marcius ( estagiário) Nome: Carretel de HistóriasSíntese: Narração de histórias da tradição oral e de autores da literatura infantil / juvenil.Dia: 09 de setembro Horário: 15h30Público: crianças , jovens e adultos.Contadora Convidada:Miriam Soares Silva Nome: Mapa LiterárioSíntese: Oficina de produção de poemas e registros a partir de impressões dos espaços do cotidiano. Dia: 19 de setembro Horário: 15h30 vagas: 10Público: jovens e adultos.Responsável: Alysson Marcius ( estagiário) Nome: Pelos caminhos da bibliotecaVisitas orientadas para escolas, creches e projetos sociais. Agendamento pelo telefone 3277-6052.Dias: (quartas-feiras) das 9h às 12h vagas: crianças , jovens e adultos (uma turma por escola).Nome: Livro fora da estanteSíntese: Um livro escolhido estará disponível para leituras e roda de conversa: “Claro Enigma” de Carlos Drummond de Andrade da Editora:Record ( adulto) “A Bela Borboleta” de Ziraldo da Editora: Melhoramentos( infantil ).Dias: 01/09 à 30/09 Horário: das 9h às 17h. Responsável: Viviane Ribeiro (técnica cultural) e Alysson Marcius (estagiário) Nome: Lembranças escritasSíntese: A oficina propõe a escrita da memória de cada um através de diferentes pontos de partida: diários, cartas, autobiografias.Dias: 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro Horário: das 10h às 11h Público: Pacientes do Centro de Referência e Saúde Mental -CERSAM- Responsável: Cinara de Araújo ( mestre em literatura)Nome: Ilha da Fantasia o Show - Teatro –Síntese: O espetáculo incentiva as crianças brincarem e se divertirem de forma simples, resgatando a memória e as boas lembranças dos tempos de nossos avós, em um lugar chamado Ilha da Fantasia.Dia: 13 de setembro ( sábado) Horário: das 10h às 11h30Público: crianças, jovens e adultosResponsável: Grupo Boninho ProduçõesLocal: Salão Paroquial Santo Afonso – Bairro Renascença -BRBR - 3277-6052
Entrada GratuitaPraça Muqui - 155 - Bairro Renascença
Biblioteca Regional Santa Rita de Cássia 3277-6437Nome: Sétima Arte Síntese: Exibição do filme “Happy Feet” - O Pingüim Dia: 10 de setembro Horário:14h Duração:108 min.Dia: 11 de setembro Horário: 9h Duração:108 min. Público: crianças, jovens e adultos Responsável: Gleisse Patrícia (técnica cultural)Nome: Compasso da ArteSíntese: Oficina de criação de esculturas utilizando a técnica papier collé com pintura guache. Baseado no livro “ O Homem que amava caixas” de Stephen Michael King – da Editora Brinque Book.Dias: 29 e 30 de setembro Horário: das 14h às 16h Vagas: 15 Público:crianças e jovens Responsável: Gleisse Patrícia (técnica cultural)Síntese: Oficina de desenho em papel cartão utilizando lápis de cor e giz de cera, baseado no livro “ Declaração Universal dos Direitos da Humanos” uma adaptação de Ruth Rocha e Otávio Roth – editora Salamandra.Dias: 25 de setembro Horário: das 14h às 16h Vagas: 15 Público: crianças a partir de 06 anosResponsável:Innis Senhorelli (técnica cultural)Síntese: Oficina de criação e confecção de brinquedos infantis utilizando materias reciclados ( um resgate às brincadeiras de antigamente), baseado no livro: “História do Brinquedo- Para crianças conhecerem e os adultos se lembrarem”- Maria Cristina Von – Editora Alegro – Dias: 18 de setembro Horário: 14h Vagas: 15Público: crianças a partir de 05 anos e jovensResponsável: Gleisse Patrícia ( técnica - cultural)Nome: Varal de PoesiasSíntese: Oficina de criação baseada na leitura de poemasDia: 17 de setembro Horário: 14h às 17h Vagas: 15Público: jovens e adultos.Responsável: Sandra Bittencourt ( arte-educadora)Nome: Carretel de HistóriasSíntese: Narração de histórias do livro “ Cinderela Brasileira” de Marycarolyn France – Editora Paulus .Dias: 16 de setembro Horário: 10hPúblico: crianças a partir de 05 anos.Responsável: Innis Senhorelli (técnica cultural)Nome: Livro fora da estanteSíntese: Um livro escolhido estará disponível para leituras e roda de conversa: “O doido da garrafa” de Adriana Falcão – Editora:Planeta(jovens / adulto) “ Águas Emendadas” –de Ângela Dumont– Editora: Moderna( infantil).Dias: 01/09 à 30/09 das 9h às 17h. Público: crianças , jovens e adultosResponsável: Innis Senhorelli e Gleisse Patrícia (técnica - cultural)Nome: Roda de leituraSíntese: Leitura livre e bate-papo sobre livros e autores da literatura para crianças.Dias: 05, 12, 19 e 26 de setembro Horário: das 10h às 10h30 Público: alunos da Escola IntegradaResponsável: Innis Senhorelli e Gleisse Patrícia ( técnica - cultural)Nome: Carretel de HistóriasSíntese: Narração de histórias da tradição oral e de autores da literatura infantil / juvenil.Dias: 23 de setembro Horário: das 14h às 16h Responsável: Sandra Bittencourt (arte -educadora) Dia: 30 de setembro Horário: das 14h às 16hResponsável: Cinara de Araújo ( mestre em literatura) Público: Grupo de Diabetes e Hipertenso Local: Espaço BH Cidadania – Vila Santa Rita de Cássia – informações : 3277-6437 Biblioteca Regional Santa Rita de Cássia.
Entrada Gratuita
Biblioteca Regional São Cristóvão 3277-6062Projeto: Para Gostar de LerNome: Carretel de HistóriasSíntese: Narração de histórias da tradição oral e de autores da literatura infantil / juvenil.Dia: 10/09 Horário: 15hContadora Convidada: Graça FerreiraDia: 24/09 Horário: 15hContador Convidado:Ana Regina SchimitPúblico: crianças, jovens e adultosNome: Livro fora da estanteSíntese: Um livro escolhido estará disponível para leituras e roda de conversa: “Dom Casmurro” - autor: Machado de Assis – editora: Ática (adulto) “Bonequinha Preta” – autora: Alaíde Lisboa – editora: Lê ( infantil).Dias: 01/09 a 30/09 Horário: 9h às 17hPúblico: crianças, jovens e adultos Responsável: Carolina Resende (técnica cultural)Nome: Pelos caminhos da bibliotecaVisitas orientadas para escolas, creches e projetos sociais. Agendamento pelo telefone 3277-6062.Dias: (quintas-feiras) das 14h às 15h30Vagas: crianças, jovens e adultos (uma turma por escola).Responsável: Vinicius Macedo (técnico - cultural)Nome: Roda de Leitura Síntese: Reunião de leitores de textos da literatura e da tradição oral para crianças e jovens: dinâmicas de leitura , estudos de obras e troca de experiências. Aberta a novos participantes e interessados.Dia: 03, 10, 17 e 24 de setembro Responsável: Silvana Costa ( arte-educadora) Reni Tiago ( bibliotecária)Público:jovens e adultos
Projeto: Sexta com LeituraNome: Páginas abertasSíntese: Leitura livre de livros, revistas e jornais. Dias: 05/09, 12/09, 19/09 e 26/09 Horário: das 13h às 17hPúblico: crianças, jovens e adultosResponsável: Vinicius Macedo (técnico - cultural)Nome: Quadrinhos – Módulo ISíntese: Oficina de desenho estilo cartum, utilizando a técnicas de construção e movimentação de personagens ( corpo, cabeça, expressões faciais, balonagem e suas características).Dia: 05/09 Horário: das 14h às 17h Vagas:15Público: crianças, jovens e adultosResponsável: Marco Antônio (arte- educador)Nome: Compasso da ArteSíntese: Oficina de criação a partir da leitura do conto “Por que o camaleão muda de cor” de Rogério Andrade Barbosa do livro Histórias africanas para contar e recontar – Editora do Brasil.Dia: 19/09 Horário: das 15h às 16h30 Vagas: 15Público: crianças, jovens e adultos Responsável: Carolina Resende (técnica cultural)Nome: Sétima Arte no MercadoSíntese: Mostra de curta-metragens.Dias: 12/09 e 26/09 Horário: das 12h e 15hPúblico: crianças, jovens e adultos Responsável: Carolina Resende (técnica cultural)Entrada GratuitaAvenida Antônio Carlos - 821 - Mercado Popular da Lagoinha - 3277-6062
domingo, 31 de agosto de 2008
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Escolher o que vai ler...
Espaço da mediação
Mediadores mirins
Voluntários em ação
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Reportagem do nosso projeto na revista nova escola
ATÉ 3 ANOS
Fraldas e livros
Acredite: não é perda de tempo ler para quem ainda nem aprendeu a falar. Conheça seis projetos voltados à primeira infância
wrAutor('Julia Priolli','',', colaborou Carol Salles')
Julia Priolli, colaborou Carol Salles
Quando a escritora de livros infantis Tatiana Belinky perguntou ao pediatra, nos idos de 1940, em que momento deveria começar a educar seu filho, então com 3 meses de vida, ouviu como resposta: "Você já está atrasada". Parece mera frase de efeito. O fato, porém, é que o doutor estava coberto de razão. Não há idade para dar início à educação de uma criança - e isso vale também para o incentivo à leitura.
Foto: Kriz Knack
Pequenos se divertem com livros-brinquedos na UME Doutor Luiz Lopes, em Santos, SP: projeto de leitura no berçário causou espanto no início, mas acabou sendo premiado
Bebês podem até não entender todo o enredo de uma história, mas a leitura em voz alta os coloca em contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita, que serão importantes em seu desenvolvimento. "Eles percebem que a fala do dia-a-dia é diferente daquela usada numa leitura, que tem cadência, ritmo e emoção. Entendem, por exemplo, que há um começo, um clímax e um desfecho", explica Fraulein Vidigal de Paula, doutora em Psicologia Escolar.
Entrevista - Tatiana Belinky
Especialistas acreditam que, para alguém se interessar por livros na vida adulta, é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Ou seja: estimular a leitura dentro do berçário, com bebês que ainda nem aprenderam a falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor. "Manuseando um livro, eles são capazes de identificar a existência da grafia e passam a estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita", afirma Fraulein. Pouco importa se a criança ainda não aprendeu a ler ou se o exemplar em questão é feito de papel, plástico ou tecido.
Eu recomendo
CLÁUDIA LEÃO, criadora do projeto Leitura no Berçário! Por Que Não?, de Santos, vencedor do prêmio Proler"Para os bebês, a leitura de histórias que assustam é sempre boa sugestão. Os pequenos se entregam ao ritmo, à cadência e à entonação usadas pelo narrador. Melhor ainda se a criança já tiver capacidade de entender o enredo, ou pelo menos parte dele. Aí, ela se empolga de vez. Uma das figuras que mais provocam medo na primeira infância é o Lobo Mau, um clássico dos contos infantis. Por isso, todas as histórias com esse personagem são altamente recomendadas: Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, Pedro e o Lobo, entre outras. A Companhia Editora Nacional tem uma compilação belíssima de todos esses contos. E a obra é ilustrada por grandes artistas." O GRANDE LIVRO DOS LOBOS, Vários autores, 120 págs., Companhia Editora Nacional, tel. (11) 2799-7799, 45 reais
É verdade que leitura para bebês pode assustar até professores. Foi o que descobriu a pedagoga Cláudia Leão, de Santos, no litoral de São Paulo. Em 2002, durante uma reunião com educadoras do berçário onde trabalhava, Cláudia propôs uma atividade de leitura. A idéia foi recebida com espanto e até um pouco de desdém. Mas Cláudia bateu o pé e, da sua teimosia, nasceu o projeto Leitura no Berçário! Por Que Não?. Àquela altura, a pedagoga não fazia idéia do que ainda estava por vir. Cinco anos mais tarde, em 2007, seu trabalho seria amplamente reconhecido e ela receberia um prêmio do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).
"Manuseando o livro, os bebês são capazes de identificar a grafia e estabelecem uma relação direta com a linguagem escrita" Para despertar a paixão pelos livros nos pequenos da UME Doutor Luiz Lopes, Cláudia usou uma estratégia muito simples: ela criou livros feitos de pano e feltro que têm, em todas as páginas, desenhos de bichos e fotos de cada um dos bebês, lado a lado, como se fossem personagens de uma história. Quando a criança se reconhece, ao virar uma página e encontrar a própria foto, ela se levanta e escolhe outro livro, trazendo-o de volta à roda de leitura para dar continuidade à brincadeira. "Mecanismos desse tipo levam-na a perceber que entre ela e o livro há uma distância mínima", diz Cláudia. Conforme crescem, tornam-se elas mesmas as contadoras de histórias.
Dicas de leitura
A CASA SONOLENTA, Audrey Wood, 32 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 20,90 reaisA ARCA DE NOÉ, Vinícius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letras, tel. (11) 3707-3500, 42 reais MICO MANECO, Ana Maria Machado, 24 págs., Ed. Salamandra, tel. 0800-17-2002, 22,90 reais EU GOSTO MUITO, Ruth Rocha e Dora Lorch, 16 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 17,90 reais DE QUE COR VOCÊ É?, Corinne Albaut e Virginie Guérin, 12 págs., Ed. Salamandra, tel. 0800-17-2002, 49,90 reais
Leitura em família
São muitos os benefícios que o contato com livros, ainda na primeira infância, é capaz de proporcionar. Várias funções psicológicas podem ser desenvolvidas, entre elas a memória e a capacidade de estruturar as informações. A leitura em voz alta para uma criança de até 3 anos ajuda a despertar sua sensibilidade para diferentes formas da fala e ainda tem o efeito positivo sobre a chamada atenção seletiva - a capacidade de se desligar de outras fontes de estímulo, mantendo-se concentrada numa só atividade por períodos mais longos. Ler histórias também ajuda no desenvolvimento da noção de tempo. O bom e velho "era uma vez" carrega em si a idéia de algo que acontecia e já não acontece, apresentando à criança a existência do antes, do agora e do depois. "Com a prática da leitura, os bebês desenvolvem estruturas para a ordenar o mundo com base no critério de temporalidade", diz Fraulein Vidigal de Paula.
Foto: Leo Drumond/Ag. Nitro
Uma das nove creches atendidas pelo projeto Espaço de Ler, Direito de Todos, em Belo Horizonte: incentivo à constante participação dos pais nas atividades de leitura
Na capital mineira, um projeto que estimula o envolvimento dos pais no incentivo à leitura tenta potencializar todas as vantagens que a proximidade com livros pode oferecer aos pequenos. E, assim como o Leitura no Berçário!, também vem colhendo bons resultados. Trata-se do Espaço de Ler, Direito de Todos, que foi implementado em nove creches e atende 950 crianças. Ele é mantido pelo Instituto C&A, que, por meio de seu programa Prazer em Ler, apóia iniciativas para a formação de leitores, com suporte do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Nas creches de Belo Horizonte, são realizadas mediações de leitura com as professoras e também com funcionários das lojas C&A, que participam como voluntários. A cada 15 dias, os próprios pais são convidados a ler histórias para toda a turma. Isso estimula os pequenos a levar livros para casa e continuar por lá a "brincadeira" de leitura com o resto da família.
Eu gostei
DAVID FELIPE GONÇALVES, 2 anos, ouviu muitas histórias no projeto Espaço de Ler, Direito de TodosDavid gosta muito do livro Cadê Clarisse?, de Sônia Rosa. O motivo? As ilustrações são grandes e coloridas. "Ele não precisa entender as letras para entender a história", diz a mãe, Solange Cristina Gonçalves. CADÊ CLARISSE?, Sônia Rosa, 18 págs., Ed. DCL, tel. (11) 3932-5222, 16 reais
"Crianças, familiares e educadores participam ativamente do espaço das bibliotecas, coisa que não acontecia antes de implementarmos o projeto", diz Leandro Gomes, coordenador pedagógico da Creche Elizabeth Santos e integrante do conselho gestor do projeto. Outras atividades de incentivo à leitura são especialmente aguardadas pelos pequenos. Uma delas: eles podem escolher, entre vários livros colocados sobre a mesa, quais querem ler enquanto tomam lanche. O Espaço de Ler, Direito de Todos é apenas um dos projetos que apostam na participação intensiva de pais e familiares para garantir o envolvimento das crianças com a leitura. Em Curitiba, outra iniciativa segue a mesma linha. Ela acontece na CEMEI Santa Izabel e tem por trás o Instituto Avisalá, de São Paulo, cujas principais ações se concentram na formação continuada de profissionais que trabalham com Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
Dicas de leitura
TRAQUINAGENS E ESTRIPULIAS, Eva Furnari, 32 págs., Ed. Global, tel. (11) 3277-7999, 18,50 reais QUEM PEGOU O PÃO DA CASA DO JOÃO?, Bia Villela, 24 págs., Ed. Paulinas, tel. (11) 5081-9333, 13,80 reais QUEM TEM MEDO DE CACHORRO?, Ruth Rocha, 24 págs., Ed. Global, tel. (11) 3277-7999, 21 reais UM PASSEIO COM A NUVEM SOFIA, Nicoletta Costa, 10 págs., Ed. Salamandra, tel. 0800-17-2002, 39,50 reais HISTORINHAS DE CONTAR, Natha Caputo e Sara Cone Bryant, 128 págs., Ed. Companhia das Letrinhas, tel. (11) 3707-3500, 39,50 reais HISTÓRIAS COM POESIA, ALGUNS BICHOS E CIA., Duda Machado, 32 págs., Ed. 34, tel. (11) 3816-6777, 18 reais
Fraldas e livros
Acredite: não é perda de tempo ler para quem ainda nem aprendeu a falar. Conheça seis projetos voltados à primeira infância
wrAutor('Julia Priolli','',', colaborou Carol Salles')
Julia Priolli, colaborou Carol Salles
Quando a escritora de livros infantis Tatiana Belinky perguntou ao pediatra, nos idos de 1940, em que momento deveria começar a educar seu filho, então com 3 meses de vida, ouviu como resposta: "Você já está atrasada". Parece mera frase de efeito. O fato, porém, é que o doutor estava coberto de razão. Não há idade para dar início à educação de uma criança - e isso vale também para o incentivo à leitura.
Foto: Kriz Knack
Pequenos se divertem com livros-brinquedos na UME Doutor Luiz Lopes, em Santos, SP: projeto de leitura no berçário causou espanto no início, mas acabou sendo premiado
Bebês podem até não entender todo o enredo de uma história, mas a leitura em voz alta os coloca em contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita, que serão importantes em seu desenvolvimento. "Eles percebem que a fala do dia-a-dia é diferente daquela usada numa leitura, que tem cadência, ritmo e emoção. Entendem, por exemplo, que há um começo, um clímax e um desfecho", explica Fraulein Vidigal de Paula, doutora em Psicologia Escolar.
Entrevista - Tatiana Belinky
Especialistas acreditam que, para alguém se interessar por livros na vida adulta, é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Ou seja: estimular a leitura dentro do berçário, com bebês que ainda nem aprenderam a falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor. "Manuseando um livro, eles são capazes de identificar a existência da grafia e passam a estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita", afirma Fraulein. Pouco importa se a criança ainda não aprendeu a ler ou se o exemplar em questão é feito de papel, plástico ou tecido.
Eu recomendo
CLÁUDIA LEÃO, criadora do projeto Leitura no Berçário! Por Que Não?, de Santos, vencedor do prêmio Proler"Para os bebês, a leitura de histórias que assustam é sempre boa sugestão. Os pequenos se entregam ao ritmo, à cadência e à entonação usadas pelo narrador. Melhor ainda se a criança já tiver capacidade de entender o enredo, ou pelo menos parte dele. Aí, ela se empolga de vez. Uma das figuras que mais provocam medo na primeira infância é o Lobo Mau, um clássico dos contos infantis. Por isso, todas as histórias com esse personagem são altamente recomendadas: Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, Pedro e o Lobo, entre outras. A Companhia Editora Nacional tem uma compilação belíssima de todos esses contos. E a obra é ilustrada por grandes artistas." O GRANDE LIVRO DOS LOBOS, Vários autores, 120 págs., Companhia Editora Nacional, tel. (11) 2799-7799, 45 reais
É verdade que leitura para bebês pode assustar até professores. Foi o que descobriu a pedagoga Cláudia Leão, de Santos, no litoral de São Paulo. Em 2002, durante uma reunião com educadoras do berçário onde trabalhava, Cláudia propôs uma atividade de leitura. A idéia foi recebida com espanto e até um pouco de desdém. Mas Cláudia bateu o pé e, da sua teimosia, nasceu o projeto Leitura no Berçário! Por Que Não?. Àquela altura, a pedagoga não fazia idéia do que ainda estava por vir. Cinco anos mais tarde, em 2007, seu trabalho seria amplamente reconhecido e ela receberia um prêmio do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).
"Manuseando o livro, os bebês são capazes de identificar a grafia e estabelecem uma relação direta com a linguagem escrita" Para despertar a paixão pelos livros nos pequenos da UME Doutor Luiz Lopes, Cláudia usou uma estratégia muito simples: ela criou livros feitos de pano e feltro que têm, em todas as páginas, desenhos de bichos e fotos de cada um dos bebês, lado a lado, como se fossem personagens de uma história. Quando a criança se reconhece, ao virar uma página e encontrar a própria foto, ela se levanta e escolhe outro livro, trazendo-o de volta à roda de leitura para dar continuidade à brincadeira. "Mecanismos desse tipo levam-na a perceber que entre ela e o livro há uma distância mínima", diz Cláudia. Conforme crescem, tornam-se elas mesmas as contadoras de histórias.
Dicas de leitura
A CASA SONOLENTA, Audrey Wood, 32 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 20,90 reaisA ARCA DE NOÉ, Vinícius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letras, tel. (11) 3707-3500, 42 reais MICO MANECO, Ana Maria Machado, 24 págs., Ed. Salamandra, tel. 0800-17-2002, 22,90 reais EU GOSTO MUITO, Ruth Rocha e Dora Lorch, 16 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 17,90 reais DE QUE COR VOCÊ É?, Corinne Albaut e Virginie Guérin, 12 págs., Ed. Salamandra, tel. 0800-17-2002, 49,90 reais
Leitura em família
São muitos os benefícios que o contato com livros, ainda na primeira infância, é capaz de proporcionar. Várias funções psicológicas podem ser desenvolvidas, entre elas a memória e a capacidade de estruturar as informações. A leitura em voz alta para uma criança de até 3 anos ajuda a despertar sua sensibilidade para diferentes formas da fala e ainda tem o efeito positivo sobre a chamada atenção seletiva - a capacidade de se desligar de outras fontes de estímulo, mantendo-se concentrada numa só atividade por períodos mais longos. Ler histórias também ajuda no desenvolvimento da noção de tempo. O bom e velho "era uma vez" carrega em si a idéia de algo que acontecia e já não acontece, apresentando à criança a existência do antes, do agora e do depois. "Com a prática da leitura, os bebês desenvolvem estruturas para a ordenar o mundo com base no critério de temporalidade", diz Fraulein Vidigal de Paula.
Foto: Leo Drumond/Ag. Nitro
Uma das nove creches atendidas pelo projeto Espaço de Ler, Direito de Todos, em Belo Horizonte: incentivo à constante participação dos pais nas atividades de leitura
Na capital mineira, um projeto que estimula o envolvimento dos pais no incentivo à leitura tenta potencializar todas as vantagens que a proximidade com livros pode oferecer aos pequenos. E, assim como o Leitura no Berçário!, também vem colhendo bons resultados. Trata-se do Espaço de Ler, Direito de Todos, que foi implementado em nove creches e atende 950 crianças. Ele é mantido pelo Instituto C&A, que, por meio de seu programa Prazer em Ler, apóia iniciativas para a formação de leitores, com suporte do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Nas creches de Belo Horizonte, são realizadas mediações de leitura com as professoras e também com funcionários das lojas C&A, que participam como voluntários. A cada 15 dias, os próprios pais são convidados a ler histórias para toda a turma. Isso estimula os pequenos a levar livros para casa e continuar por lá a "brincadeira" de leitura com o resto da família.
Eu gostei
DAVID FELIPE GONÇALVES, 2 anos, ouviu muitas histórias no projeto Espaço de Ler, Direito de TodosDavid gosta muito do livro Cadê Clarisse?, de Sônia Rosa. O motivo? As ilustrações são grandes e coloridas. "Ele não precisa entender as letras para entender a história", diz a mãe, Solange Cristina Gonçalves. CADÊ CLARISSE?, Sônia Rosa, 18 págs., Ed. DCL, tel. (11) 3932-5222, 16 reais
"Crianças, familiares e educadores participam ativamente do espaço das bibliotecas, coisa que não acontecia antes de implementarmos o projeto", diz Leandro Gomes, coordenador pedagógico da Creche Elizabeth Santos e integrante do conselho gestor do projeto. Outras atividades de incentivo à leitura são especialmente aguardadas pelos pequenos. Uma delas: eles podem escolher, entre vários livros colocados sobre a mesa, quais querem ler enquanto tomam lanche. O Espaço de Ler, Direito de Todos é apenas um dos projetos que apostam na participação intensiva de pais e familiares para garantir o envolvimento das crianças com a leitura. Em Curitiba, outra iniciativa segue a mesma linha. Ela acontece na CEMEI Santa Izabel e tem por trás o Instituto Avisalá, de São Paulo, cujas principais ações se concentram na formação continuada de profissionais que trabalham com Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
Dicas de leitura
TRAQUINAGENS E ESTRIPULIAS, Eva Furnari, 32 págs., Ed. Global, tel. (11) 3277-7999, 18,50 reais QUEM PEGOU O PÃO DA CASA DO JOÃO?, Bia Villela, 24 págs., Ed. Paulinas, tel. (11) 5081-9333, 13,80 reais QUEM TEM MEDO DE CACHORRO?, Ruth Rocha, 24 págs., Ed. Global, tel. (11) 3277-7999, 21 reais UM PASSEIO COM A NUVEM SOFIA, Nicoletta Costa, 10 págs., Ed. Salamandra, tel. 0800-17-2002, 39,50 reais HISTORINHAS DE CONTAR, Natha Caputo e Sara Cone Bryant, 128 págs., Ed. Companhia das Letrinhas, tel. (11) 3707-3500, 39,50 reais HISTÓRIAS COM POESIA, ALGUNS BICHOS E CIA., Duda Machado, 32 págs., Ed. 34, tel. (11) 3816-6777, 18 reais
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
08/08/2008 - Prefeitura divulga lista de livros que irão compor Kit Escolar 2009
A Prefeitura de Belo Horizonte divulga a lista de livros que comporão o Kit Escolar dos alunos da Rede Municipal de Educação em 2009. Os interessados podem ainda obter informações no serviço Alô, Educação! pelo telefone 3277-8646 ou e-mail aloeducacao @pbh.gov.br.As obras foram selecionadas por uma comissão composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Municipal de Cultura e por três consultores especialistas em literatura. Foram indicados 137 títulos que contemplam diferentes gêneros literários e abordam temas como solidariedade, cultura, arte, questões étnico-raciais, meio ambiente, cidadania e clássicos da literatura.Por intermédio da Secretaria Municipal de Educação serão adquiridos um total de 495.195 exemplares para atender as escolas municipais, as Umeis e as creches conveniadas com a Prefeitura . Dos títulos indicados, 27 serão para os kits da Educação Infantil, 90 estarão nos kits do Ensino Fundamental e 20 contemplam a Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Fundamental Noturno.A Secretaria Municipal de Educação acompanha de perto a escolha do kit escolar que, anualmente, é distribuído aos alunos da Rede Municipal de Educação, visando oferecer material de primeira qualidade, com peças bem elaboradas e mensagens sintonizadas com a realidade dos estudantes. Os kits buscam respeitar a faixa etária de cada aluno, dos bebês aos adultos. Além dos livros, os kits trazem itens como cadernos, lápis, canetas, borrachas, régua, mochila e outros.Confira a relação dos livros do Kit Escolar 2009Educação infantil - 0 a 2 anos e 11 meses
1- Branca de Neve e outras histórias / Peter Holeinone; tradução Graziella Iacocca . - São Paulo: Paulinas, 1992. - (Fábulas de ouro) - ISBN: 85731103252- Clássicos de ouro / Roberto Belli, Cristina Marques; [ilustrações Belli Studio]. - Blumenau , SC: Todolivro Editora, 2007 - ISBN: 9,78854E+123- Conte uma história / ilustrações de Pilar Campos; [tradução Mô Cunha]. - 2ª ed. - São Paulo: Girassol; Espanha: Susaeta Ediciones, 2007 - ISBN: 9,78857E+124-Contos de Andersen, Grimm e Perrault / [ilustrações Eduardo Trujillo e Marcela Grez; tradução Maria Luisa de Abreu Lima Paz]. - São Paulo: Girassol, 2005 - ISBN: 9,78857E+125- Contos de 5 minutos / Ana Serna Vara; ilustrações Isabel Labad; [tradução Maria Luisa de Abreu Lima Paz ]. - Barueri, SP: Girassol; Madri: Susaeta Ediciones, 2004 - ISBN: 9,78857E+12
6- Fábulas Favoritas / projeto e ilustrações de Javier Inaraja; [tradução Maria Luisa A. Lima Paz]. - Barueri, SP: Girassol, 2006 - ISBN: 9,78857E+127- Meu 1º Larousse dos contos de fadas / tradução Eduardo Brandão. - 2.ed - São Paulo : Larousse do Brasil, 2007. - (Meu 1º Larousse) - ISBN: 9,78858E+12Educação Infantil - 3 a 5 anos e 11 meses (A)1- ABC / Tatiana Belinky escreveu ; Giselle Vargas ilustrou - São Paulo: Editora Elementar, 2001 - ISBN: 858804403x 2- Catarina e Josefina / (texto e ilustração) Eva Furnari. - Belo Horizonte , MG: Formato Editorial, 1990. (Coleção As meninas) - ISBN: 9,78857E+123- A Bela Adormecida-Mãe Nevada / Maria Heloisa Penteado; [tradução Dante Pignatari]. - 7ª ed.: Ática, 2006. (Coleção Contos de Grimm) - ISBN: 850804240x4- Dendeleão / original de Don Freeman; texto em português Stella Leonardos. - Rio de Janeiro : Ediouro, 2003 - ISBN: 850061109x5- Fome de Urso / Heinz Janisch; tradução José Feres Sabino, ilustrações Helga Bansch. - São Paulo: Brinque-Book, 2007 - ISBN: 9,78857E+126- Gigi Balangandã / texto de Karin Sá Rego; ilustrações de Daniel Kondo - 3ª ed. - São Paulo: Escrituras Editora, 2003 - ISBN: 85863034617- Joãozinho e o pé de feijão / recontado por Ruth Rocha; ilustrações de Roberto Weigand . - Ed. Renov. - São Paulo: FTD, 2004. (Coleção lê pra mim) - ISBN: 85322520798- Nosso gato desbotado / Tereza Yamashita & Luiz Bras; ilustrações Graça Lima. - São Paulo: Callis ed., 2006 - ISBN: 85741627289- O dia-a-dia de Dadá / Marcelo Xavier. - Belo Horizonte: Formato Editorial, 1987. (Coleção Conte outra vez) - ISBN: 9,78857E+1210- O menino e a gaiola / Sonia Junqueira; ilustrações Mariângela Haddad. - Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2008. (Coleção Histórias do Coração ) - ISBN: 9,78858E+12Educação Infantil - 3 A 5 anos E 11 meses (B)1- A Bonequinha Preta / Alaíde Lisboa de Oliveira; ilustrações: Ana Raquel - Belo Horizonte , MG: Editora Lê, 2004. (3ª edição) - ISBN: 8532906729 2- Dia de chuva / Ana Maria Machado; ilustrações, Nelson Cruz. - São Paulo: Moderna, 2002 - ISBN: 85160312093- Era uma vez um ovo / [texto e ilustrações] Marco. - Rio de Janeiro : Zit Editora, 2006 - ISBN: 85991052214- João Trapalhão-O soldadinho de chumbo / Mary França, Eliardo França. - 6ª ed.: Ática, 2004. (Coleção Contos de Andersen) - ISBN: 8508043058
5- O rei de quase-tudo / texto e ilustração de Eliardo França - Juiz de fora, MG : Mary e E. França, 2004 / Zit Editora - ISBN: 85899071716- Os três porquinhos / projeto de Sophie Pons-Ivanoff; ilustrações de Bárbara Nascimbeni; tradução de Ana Maria Machado. - São Paulo: Scipione, 1997. - (Conto ilustrado) - ISBN: 85262166007- Pé de Letra / Mário Ricardo Reis do Vale; ilustrações do autor . - Belo Horizonte: RHJ, 2007 - ISBN: 9,78857E+128- Se as coisas fossem mães / Sylvia Orthof escreveu; Ana Raquel ilustrou. - 2.ed. - Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2007 - ISBN: 9,78852E+129- Só meu / Mario Quintana; ilustrações Orlando. - São Paulo: Global, 2007 - ISBN: 9,78853E+12
10- Vaca branca, mancha preta / Pablo Bernasconi; ilustrações do autor. - São Paulo : Girafinha, 2006 - ISBN: 8599520253
Fonte: www.pbh.gov.br
1- Branca de Neve e outras histórias / Peter Holeinone; tradução Graziella Iacocca . - São Paulo: Paulinas, 1992. - (Fábulas de ouro) - ISBN: 85731103252- Clássicos de ouro / Roberto Belli, Cristina Marques; [ilustrações Belli Studio]. - Blumenau , SC: Todolivro Editora, 2007 - ISBN: 9,78854E+123- Conte uma história / ilustrações de Pilar Campos; [tradução Mô Cunha]. - 2ª ed. - São Paulo: Girassol; Espanha: Susaeta Ediciones, 2007 - ISBN: 9,78857E+124-Contos de Andersen, Grimm e Perrault / [ilustrações Eduardo Trujillo e Marcela Grez; tradução Maria Luisa de Abreu Lima Paz]. - São Paulo: Girassol, 2005 - ISBN: 9,78857E+125- Contos de 5 minutos / Ana Serna Vara; ilustrações Isabel Labad; [tradução Maria Luisa de Abreu Lima Paz ]. - Barueri, SP: Girassol; Madri: Susaeta Ediciones, 2004 - ISBN: 9,78857E+12
6- Fábulas Favoritas / projeto e ilustrações de Javier Inaraja; [tradução Maria Luisa A. Lima Paz]. - Barueri, SP: Girassol, 2006 - ISBN: 9,78857E+127- Meu 1º Larousse dos contos de fadas / tradução Eduardo Brandão. - 2.ed - São Paulo : Larousse do Brasil, 2007. - (Meu 1º Larousse) - ISBN: 9,78858E+12Educação Infantil - 3 a 5 anos e 11 meses (A)1- ABC / Tatiana Belinky escreveu ; Giselle Vargas ilustrou - São Paulo: Editora Elementar, 2001 - ISBN: 858804403x 2- Catarina e Josefina / (texto e ilustração) Eva Furnari. - Belo Horizonte , MG: Formato Editorial, 1990. (Coleção As meninas) - ISBN: 9,78857E+123- A Bela Adormecida-Mãe Nevada / Maria Heloisa Penteado; [tradução Dante Pignatari]. - 7ª ed.: Ática, 2006. (Coleção Contos de Grimm) - ISBN: 850804240x4- Dendeleão / original de Don Freeman; texto em português Stella Leonardos. - Rio de Janeiro : Ediouro, 2003 - ISBN: 850061109x5- Fome de Urso / Heinz Janisch; tradução José Feres Sabino, ilustrações Helga Bansch. - São Paulo: Brinque-Book, 2007 - ISBN: 9,78857E+126- Gigi Balangandã / texto de Karin Sá Rego; ilustrações de Daniel Kondo - 3ª ed. - São Paulo: Escrituras Editora, 2003 - ISBN: 85863034617- Joãozinho e o pé de feijão / recontado por Ruth Rocha; ilustrações de Roberto Weigand . - Ed. Renov. - São Paulo: FTD, 2004. (Coleção lê pra mim) - ISBN: 85322520798- Nosso gato desbotado / Tereza Yamashita & Luiz Bras; ilustrações Graça Lima. - São Paulo: Callis ed., 2006 - ISBN: 85741627289- O dia-a-dia de Dadá / Marcelo Xavier. - Belo Horizonte: Formato Editorial, 1987. (Coleção Conte outra vez) - ISBN: 9,78857E+1210- O menino e a gaiola / Sonia Junqueira; ilustrações Mariângela Haddad. - Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2008. (Coleção Histórias do Coração ) - ISBN: 9,78858E+12Educação Infantil - 3 A 5 anos E 11 meses (B)1- A Bonequinha Preta / Alaíde Lisboa de Oliveira; ilustrações: Ana Raquel - Belo Horizonte , MG: Editora Lê, 2004. (3ª edição) - ISBN: 8532906729 2- Dia de chuva / Ana Maria Machado; ilustrações, Nelson Cruz. - São Paulo: Moderna, 2002 - ISBN: 85160312093- Era uma vez um ovo / [texto e ilustrações] Marco. - Rio de Janeiro : Zit Editora, 2006 - ISBN: 85991052214- João Trapalhão-O soldadinho de chumbo / Mary França, Eliardo França. - 6ª ed.: Ática, 2004. (Coleção Contos de Andersen) - ISBN: 8508043058
5- O rei de quase-tudo / texto e ilustração de Eliardo França - Juiz de fora, MG : Mary e E. França, 2004 / Zit Editora - ISBN: 85899071716- Os três porquinhos / projeto de Sophie Pons-Ivanoff; ilustrações de Bárbara Nascimbeni; tradução de Ana Maria Machado. - São Paulo: Scipione, 1997. - (Conto ilustrado) - ISBN: 85262166007- Pé de Letra / Mário Ricardo Reis do Vale; ilustrações do autor . - Belo Horizonte: RHJ, 2007 - ISBN: 9,78857E+128- Se as coisas fossem mães / Sylvia Orthof escreveu; Ana Raquel ilustrou. - 2.ed. - Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2007 - ISBN: 9,78852E+129- Só meu / Mario Quintana; ilustrações Orlando. - São Paulo: Global, 2007 - ISBN: 9,78853E+12
10- Vaca branca, mancha preta / Pablo Bernasconi; ilustrações do autor. - São Paulo : Girafinha, 2006 - ISBN: 8599520253
Fonte: www.pbh.gov.br
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Empréstimo de livros
Leitura no Berçário da Creche Elizabeth Santos
Creche Madre Mazzarello
Doação em alta
Catalogação dos livros
Assinar:
Postagens (Atom)